COPEL REALIZA MUTIRÃO PARA PREVENIR DESLIGAMENTOS

PARA PREVENIR DESLIGAMENTOS

Por O Que Fazer ? 18/09/2019 - 15:15 hs

Eletricistas da Copel trabalham neste sábado (17) na retirada de objetos que podem causar desligamentos na rede elétrica. Esta será a primeira vez em que a ação preventiva é realizada em formato de mutirão simultâneo, em todas as regiões doestado. A operação “Rede Limpa” prevê a participação de mais de mil profissionais da companhia de energia, em 60 municípios paranaenses. Um deles é Almirante Tamandaré.

O contato de objetos estranhos com a rede elétrica, como pipas, tênis e pedaços de arame causaram em 2018 1.504 interrupções no fornecimento de energia na área de concessão da empresa. O superintendente de Serviços Operacionais da Copel, Francis Alencar Prado, explica que o mutirão deste sábado visa minimizar o risco de falta de energia: “Uma pipa que enroscou na rede pode não trazer prejuízo imediato, mas ao molhar com a chuva pode gerar um curto-circuito e desligamento da rede”, detalhou ele.


Já na área rural, o foco será evitar o contato da vegetação na fiação elétrica,que é a principal causa de falta de energia. “Para atuar nessa frente, teremos várias equipes trabalhando na poda e roçada”, informou o superintendente de Manutenção da Copel, Diego Augusto Correa. Os trabalhos do mutirão não terão impacto para os consumidores, pois serão realizados com a rede ligada. Além da retirada dos objetos, as equipes farão inspeção das redes, pequenos reparos,poda de galhos de árvores próximos dos fios e manutenção preventiva de subestações.